Região vinícola Pfalz: mais Riesling, impossível
A região vinícola do Palatinado, denominada oficialmente de Pfalz liga diversas cidades produtores de vinho, de Bockenheim, ao norte, a Schweigen, na fronteira com a França.
Metade das videiras do Palatinado fica no trecho da rota na montanhas centrais de Haardt, enquanto a outra metade fica no trecho sul da rota. Na região são cultivadas cerca de 45 castas de uvas brancas e 22 de uvas tintas. Com mais de 5.000 hectares de área cultivada, cerca de 25% dos vinhedos da região Pfalz cultivam a varietal Riesling, fazendo da região a maior produtora dessa casta no mundo, juntamente com a região Mosel. No sul da Rota de Vinhos, as varietais Gewürztraminer e Scheurebe encontram condições ideais de cultivo. Cerca de 40% dos vinhedos do Palatinado estão ocupados por varietais tintas como Dornfelder, Portugieser, Spätburgunder ou Pinot Noir, fazendo da região uma das grandes produtoras de vinhos tintos na Alemanha.
A variedade dos solos dos vinhedos em Pfalz permitem cultivar uma grande variedade de uvas. Praticamente metade da área é composta de arenito de cor, com grande proporção de rochas nos limites das montanhas Haardt e areia nos locais mais baixos. Aqui crescem e são produzidos vinhos leves e elegantes. Solos de calcário erodido são especiais para o cultivo de fortes Pinots. Na região encontram-se também solos de ardósia, rocha basáltica e loess (sedimento fértil de cor amarela que só existe em algumas partes da Europa e da China).
O fato de que a estação de festas do vinho já começa em março, com a Festa das Amendoeiras em Flor, já diz muito sobre o clima ameno para a produção vinícola em Pfalz. É raro acontecer que um inverno rigoroso gele as videiras, ou que um verão muito quente deixe as uvas secarem. A natureza é generosa e presenteia a região com 2.000 horas de sol por ano e um outono tardio e dourado. E há apenas 500 litros de chuva por metro quadrado.