A palavra chave para começarmos com o vinho alemão é: Trocken.
Trocken significa seco. Nós que ficamos marcados por vinhos alemães adocicados e de baixa qualidade, precisamos entender que há vinhos alemães secos, tanto tintos quanto branco, muito bons!
É interessante notar que há vinhos de colheita tardia que também são trocken. No nariz eles são bastante frutados e nos remetem a vinhos adocicados, mas na boca não. Isso acontece quando o produtor deixa a fermentação das uvas acontecer até o final, resultando em um vinho seco. Esses vinhos são os que trazem as palavras: Kabinett, Spätlese ou Auslese seguida por trocken. São de alta qualidade e de grande valor eno-gastronômico.
Alguns vinhos troken, chegam a ter até 9 gramas de residual de açúcar (que é bastante!), mas como possuem alta acidez, o resultado gustativo é seco. Neste caso é ainda maior a sensação ao nariz de um vinho doce, mas ele na boca é seco, embora mais complexo e intenso. Esta categoria de vinho é imbatível em harmonizações com comidas condimentadas e picantes.
Se você porém, encontrar a palavra halbtrocken ou feinherb em vez de trocken, significa que o vinho é meio-seco.
Caso esteja escrito lieblich ou edelsüß, o vinho será doce. IMPORTANTE: Se não constar nada sobre isso no rótulo, o vinho certamente será doce.